Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Cronicamente Insatisfeitos

Recém saído de uma decepção amorosa eu me questionei sobre os motivos que nos faziam seres tão difíceis de entender e agradar e esse assunto parou a minha vida por alguns dias. A coisa foi tão polêmica pra mim, que deixei o trabalho de lado na tentativa de solucionar o imbróglio. Séria perfeito se alguém, algum filósofo, aparecesse com uma resposta que transcendesse o problema e promovesse uma mudança definitiva desse quadro, mas isso não aconteceu e caí na real, que na verdade, nós, seres humanos, em toda a nossa complexidade, somos cronicamente insatisfeitos.

As mulheres, por exemplo, são tão complexas que nem elas sabem explicar o porquê. Se criticam entre si, choram e lamentam por não serem compreendidas, mas se questionadas sobre seus desejos e vontades mais profundos, mal conseguem responder e dão razão para tanta falta de entendimento. Nós homens, ditos práticos, protegidos pela cultura, ainda temos que nos esconder pra chorar sem que ninguém nos ouça, porque um dia alguém disse que homem de verdade não chora e levamos isso muito a sério. Daí por diante a coisa só piora, só faz crescer, horizontalmente, o problema.

Não quero transformar este texto num relato de desagravo entre as partes, sei que tenho as minhas complicações e que seria muito mais fácil se cada um assumisse suas dificuldades, mágoas e culpas e usasse o auto-conhecimento pra entender o outro sem desestabilizá-lo emocionalmente. Se escolhemos estar juntos e mantemos a parceria é porque algum benefício isso trás, no mínimo a satisfação de dividir o tempo.

Antes que alguém concorde que não existe solução para o nosso problema, se pergunte se um dia já foi capaz de fazer diferente, e se a resposta for não, aproveite que o assunto veio a tona e pense mais a respeito. Pode não ser a solução, mas pensar ajuda a pelo menos entender.

L.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário