Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



segunda-feira, 25 de março de 2013

Bonito Por Acaso

Andei pensando sobre o que é ser belo e quais as vantagens práticas do impacto da beleza sobre a vida das pessoas. Para começar a beleza deveria ser uma conquista, não uma característica genética ou algo que se consiga com algum dinheiro. As pessoas deveriam embelezar com a maturidade, desta forma saberíamos usar melhor a beleza e valoriza-la mais.

Comer melhor, dormir bem, viver sem estresse, sem álcool, tabaco, drogas e o malicioso sódio nós só conseguimos quando já desperdiçamos parte do viço que nos faz belos. Enquanto somos jovens não estamos nem ai para aquela pele incrível, não damos a mínima para entender o nosso metabolismo e um dia percebemos que até a mínima sombra da mais tênue beleza da juventude deixou de nos acompanhar. O tempo e o descuido fazem dos espelhos nossos maiores inimigos. Então porque mudar a alimentação, dormir mais, fazer yôga, malhar desesperadamente e gastar uma fortuna em cremes se toda tentativa de segurar aquele fiozinho que nos liga a clássica beleza divina vai arrebentar um dia? Inexoravelmente um dia deixaremos de ser quem fomos aos 20, 30, 40 anos para arrastarmos na memória e bem longe dos espelhos a saudade das glórias da juventude.

A natureza da nossa evolução não nos contemplou com a igualdade porque a intenção era outra. Nos primórdios da nossa existência, antes dos gregos, da revolução industrial e da penicilina, a vida era muito mais difícil, o homem não vivia muito e tudo era motivo para morrer. Ainda que pensantes, éramos ignorantes e rudes. Disputávamos a comida para defendermos o nosso direito de viver e ainda tínhamos a obrigação instintiva de povoar a parte seca e firme da terra. A beleza foi um trunfo facilitador, o mesmo usado pelas aves em suas infinitas cores e cantos, pelas flores e qualquer ser vivo que precise de outro igual para perpetuar a espécie. A beleza tem origem matemática, já que a simetria dos corpos se encarrega de nos fazer entender que determinada pessoa é mais ou menos bonita e isto influência direta e objetivamente nas nossas escolhas.

Via de regra, a natureza não permitiu que seus mecanismos nos embelezassem à medida que fossemos merecedores porque não existe um padrão de beleza determinado por ela, tampouco pela existência de um espírito merecedor. Mas matematicamente sim, já que a simetria é um fator comprovado para que haja beleza e é uma determinação genética, portanto natural. Valorizar a estatura, cor da pele, cabelo e outros pequenos detalhes foram determinantes culturais para que grupos de nômades ao redor do mundo fiassem o que chamamos hoje de sociedade moderna. Ora pela própria escolha, ora por não terem tido escolha.

Hoje em dia usamos a beleza para conquistar desde um bom emprego (estudos afirmam que, atualmente, os mais altos cargos são ocupados por homens e mulheres considerados belos) até status social, já que com o aumento da expectativa de vida somos velhos por mais tempo e menos bonito por consequência dos anos vividos, e exatamente por este motivo a beleza se tornou moeda de troca em muitas sociedades onde as virtudes têm menos valor que a aparência física.

Não nos consideremos menos merecedores por não sermos o belo contemporâneo. Sejamos merecedores pelas nossas virtudes, pela importância que damos a nossa saúde e pelas coisas maravilhosas que realizamos. A beleza é um fio frágil nas mãos da gravidade e dos radicais livres e um dia acaba, mas as conquistas de um coração virtuoso permanecem impregnadas na nossa carne e na nossa história. Nosso legado é o que nos torna inesquecíveis e faz a vida valer a pena. A beleza é só uma distração passageira.

Para quem a cultura negou beleza a natureza deu feromônios contra o frio.

L.P.