Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quando A “Excelência” Encontra A “Técnica”.


Quem nunca parou para pensar em como determinado prédio, ponte ou até mesmo um vestido pode ser concebido? Quais técnicas e inspirações foram usadas e quanto de transpiração foi dedicado? É impressionante ver que ótimos resultados são frutos da óbvia dedicação e das escolhas certas que a gente só consegue sob horas de análise e muito, mas muito estudo. Aguardar o momento mais pertinente para a decisão-chave talvez seja o grande desafio para quem tem pressa de realizar e por isso ouvimos o quanto às coisas tendem a não darem certo. Acredito que quando você persegue um resultado é se dedica a ele com mesma vontade que a vida te move a probabilidade de sucesso são de quase 105%. Isso mesmo, 105%, porque posso garantir que ainda vai sobrar motivação para o próximo projeto.

Recentemente fui ao teatro com duas amigas assistir a um espetáculo que se identificava em linhas gerais por “Uma Comédia Poética”, mas deixava a desejar pelo título porque na construção dos significados ele, por si só, era auto-explicativo. Um pouco descrente, mas com um desejo enorme de ser surpreendido nos deixamos levar pelos primeiros minutos do espetáculo que apresentou personagens enormes encenados com maestria amparados por um texto de uma qualidade poética indescritível. O dilema “Tostines” pairou sobre nós como um saco de areia e até agora me pergunto se o texto era bom porque os atores mostravam dominá-lo perfeitamente ou se os atores eram tão incríveis que qualquer prosa decidida as pressas não faria a menor diferença neste contexto. A resposta é não. Neste caso, e nem sempre em outros, a excelência encontrou a técnica e a experiência em uma sala meio escura e o resultado está em Canastrões. Um espetáculo poético, sensível e demasiado verdadeiro que assume e festeja a posição de “fábrica de ilusões” que o teatro representa e que nasceu da necessidade humana de ver sua própria história representada com outras cores e sabores que só quem conta um conto pode ilustrar.

Se todas as vezes que esbarrássemos com obras como esta, ou outras da engenharia, tivéssemos a oportunidade de entendê-las um pouco, certamente o primeiro sentimento visível, pintado de vermelho, seria a “vontade de realizar”. Acredito que muito mais que dominar o fogo e andar sob duas patas a humanidade só chegou a este nível de evolução pelo seu desejo incontrolável de realizar coisas. Tantas coisas e infinitas coisas que só diante do magnífico podemos mensurar sua capacidade.

Canastrões está em cartaz até o dia 14/04, de quinta a domingo, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro.