Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Insatisfação e o Comichão da Mudança.

Para Gabriel Caldas e Tiago Soares.

Já faz algum tempo que venho pensando em mudar. Mudar meu jeito de ser. Mudar de trabalho, ares, cidade, país. Mudar minha maneira de pensar. Perdoar quem merece. Apagar da agenda alguns nomes, esquecer outros sobrenomes. Aceitar no fecebook só os pedidos de quem eu não conheço. To pensando em começar a pensar como meu pai, mais cartesiano, sorrir mais pra mim do que para os outros. Acho que vou aproveitar pra mudar meu guarda-roupas também, tenho muita roupa bege, caqui, verde musgo, preto e branco, ta faltando cor. Quero mudar o meu perfume, meu corte de cabelo, os móveis da sala. Se eu pudesse mudaria a vista da minha varanda, tirava o aterro do Flamengo e colocava a Floresta da Tijuca ou os Arcos da Lapa, pois de casa eu já mudei. Porque mudar faz tanta diferença quando achamos que algo vai mal?

Uma mudança ou transformação significa uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas. Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela. Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento.

Existe um mundo que está acabando e outro que está começando e as pessoas (isso envolve eu e você), naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes. Não adianta querer mudar tudo nos momentos que algo vai mal e depois de uma boa noite de sono reconsiderar. Para mudar é necessário uma overdose de insatisfação do estado do permanecer e do continuar. Acordar pela manhã imbuído de força de mudança. Usar todas as ferramentar em mãos para isso e buscar possibilidades de ter as outras que faltam. É importante saber que a maior motivação para mudar o que não te interessa mais está dentro de você e aceitar a condição que para qualquer escolha existe um preço a pagar. Dedicar horas amadurecendo as estratégias e se dedicar a elas como uma religião. Eu, sinceramente não conheço uma única pessoa que quisesse mudar de verdade e que não tenha obtido êxito. Se você mergulha no propósito, não tem como dar errado. Mesmo que você se arrependa no futuro e queira mudar tudo de novo.

Se você pudesse mudar alguma coisa agora, o que mudaria? Qual seria o impacto dessa mudança na sua vida? Quais os benefícios que tal mudança traria para a sua vida? E se essa mudança te afastasse das pessoas que você ama? Mesmo sendo uma pessoa esclarecida é impossivel não pensar nisso. O tempo que as coisas levam para acentar depois de uma transição é relativamente grande, mas depende de cada um. O tempo para tranformar o novo universo na mais branda zona de conforto pode demorar um pouco, mas é preciso ter muito cuidado porque nela residem dois inquilinos permanentes, a comodidade, que enterra alguns indivíduos e a insatisfação, que faz do céu o seu limite. Não adianta viver mudando se a mudança não está dentro de você, pode custar caro e não resolver nada.

Primeiro mude por dentro e deixe a mudança transbordar, em seguida tudo a sua volta mudará também. Ser feliz vai depender das suas escolhas.
Eu precisava mesmo falar sobre isso!!! (suspiro)

L.P.