Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rio 37° C.

Para Glaucia Nunes.

Nem preciso dizer que as noites deste último final de semana foram as mais frias desse outono porque todo mundo percebeu. Era nítida a adesão nas ruas de casacos, cachecóis, botas e meias, aliás, muitas meias e casacos para segurar aquela brisa oportunista que adora uma fenda e um mínimo decote para soprar e arrepiar. Quanto mais fino o sopro, mas profundo o arrepio, quanto mais fina a roupa, mais nítido o efeito (risos).

Sábado a noite, eu e uns amigos fomos comemorar o aniversário de uma amiga no Devassa do Flamengo, e a noite chuvosa, também estava fresca demais para os padrões do Rio de Janeiro. Bebidas quentes, pratos fumegantes e roupas quentinhas desfilavam no bar de um lado para o outro. As mulheres, cheias de roupas e cores, só mostravam o nariz, era o único indício que existia vida sob tanto cabelo e pano. Os homens, que no geral suportam mais as baixas temperaturas, se arriscavam nas óbvias camisas de malha, mas perceberam que uma jaqueta tornaria a ocasião mais confortável. Os toldos abertos, translúcidos e molhados, refletiam a luz dos postes em cada gota de chuva que brilhavam como estrelas que, naquele momento, dormiam sob montanhas de cumulonimbus (google). Este era o cenário.

Depois de muitas conversas engraçadas, os grupos se dividiram para a próxima etapa da noite, muitos voltariam para o aconchego dos seus lares e outros continuariam a desbravar a noite fria até as primeiras horas da manhã. Eu estava no primeiro grupo e voltei pra casa também, mas uma coisa que me incomodou depois de muito tempo sem pensar a respeito foi o fato de eu estar voltando para casa sozinho.
Sábado a noite e cama não combinam. Não é lugar de homem solteiro, aliás, não é lugar para ninguém com mais de 21 anos ficar sozinho, a não ser que esteja doente, com dor de dente, "flatulente" ou indigente (lê-se muito pobre), o que não é o caso de muito solteiro(a) profissional que eu conheço.

Ficar sozinho no Rio de Janeiro pode significar, entre outras coisas, que o verão ainda não acabou e a conjugação dos verbos RELACIONAR e NAMORAR, só começa na alta temporada outono/inverno. Agora é a hora do povo sumir, juntar-se aos aconchegantes 37º C. de outra pessoa, assumir um romance e brincar de casinha. Festas, nightclubs e noitadas podem ser incríveis, mas de vez em quando abdicar disso em função de uma boa companhia e um bom vinho em casa, também pode ser muito prazeroso.

Assistir tevê, dormir de mochilinha e todas aquelas coisinhas de quando namoramos é confortável, saudável e faz um bem danado para a cabeça. É tão saudável que uma pesquisa americana (tinha que ser) revelou que relacionamentos sérios proporcionam a mesma estabilidade emocional de quem ganha R$170.000,00 por ano, ou seja, a mesma felicidade de um salário de R$14.000,00 por mês pode estar te esperado de pernas cruzadas no Cafeína, na fila do cinema, fazendo compras no Extra ou no Baile Charme sob o viaduto de Madureira. Tem gente de todo tipo e para todos os gostos esperando o cupido com a bunda na janela.

Já repararam que a maioria dos casais fazem aniversário de namoro entre abril e setembro? Alguém tem dúvida de porquê se comemora o dia dos namorados em Junho? O frio dá uma força para que os relacionamentos aconteçam, mesmo sendo inerente ao homem buscar por uma companhia, no inverno o instinto toma conta, força a barra mesmo. É uma ajuda da natureza diante da resistência de alguns grupos. Tá todo mundo querendo emagrecer, alisando o cabelo e modernizando os jeans para não ficar para 2012, porque se você ainda não foi convidado para jantar no próximo final de semana, muito provavelmente não será e é melhor pensar em alguma coisa para fazer, caso contrário, um bom livro, Homeopax e cama.

...continua na próxima semana, 13/06.

L.P.