Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rio 37° C.

Para Glaucia Nunes.

Nem preciso dizer que as noites deste último final de semana foram as mais frias desse outono porque todo mundo percebeu. Era nítida a adesão nas ruas de casacos, cachecóis, botas e meias, aliás, muitas meias e casacos para segurar aquela brisa oportunista que adora uma fenda e um mínimo decote para soprar e arrepiar. Quanto mais fino o sopro, mas profundo o arrepio, quanto mais fina a roupa, mais nítido o efeito (risos).

Sábado a noite, eu e uns amigos fomos comemorar o aniversário de uma amiga no Devassa do Flamengo, e a noite chuvosa, também estava fresca demais para os padrões do Rio de Janeiro. Bebidas quentes, pratos fumegantes e roupas quentinhas desfilavam no bar de um lado para o outro. As mulheres, cheias de roupas e cores, só mostravam o nariz, era o único indício que existia vida sob tanto cabelo e pano. Os homens, que no geral suportam mais as baixas temperaturas, se arriscavam nas óbvias camisas de malha, mas perceberam que uma jaqueta tornaria a ocasião mais confortável. Os toldos abertos, translúcidos e molhados, refletiam a luz dos postes em cada gota de chuva que brilhavam como estrelas que, naquele momento, dormiam sob montanhas de cumulonimbus (google). Este era o cenário.

Depois de muitas conversas engraçadas, os grupos se dividiram para a próxima etapa da noite, muitos voltariam para o aconchego dos seus lares e outros continuariam a desbravar a noite fria até as primeiras horas da manhã. Eu estava no primeiro grupo e voltei pra casa também, mas uma coisa que me incomodou depois de muito tempo sem pensar a respeito foi o fato de eu estar voltando para casa sozinho.
Sábado a noite e cama não combinam. Não é lugar de homem solteiro, aliás, não é lugar para ninguém com mais de 21 anos ficar sozinho, a não ser que esteja doente, com dor de dente, "flatulente" ou indigente (lê-se muito pobre), o que não é o caso de muito solteiro(a) profissional que eu conheço.

Ficar sozinho no Rio de Janeiro pode significar, entre outras coisas, que o verão ainda não acabou e a conjugação dos verbos RELACIONAR e NAMORAR, só começa na alta temporada outono/inverno. Agora é a hora do povo sumir, juntar-se aos aconchegantes 37º C. de outra pessoa, assumir um romance e brincar de casinha. Festas, nightclubs e noitadas podem ser incríveis, mas de vez em quando abdicar disso em função de uma boa companhia e um bom vinho em casa, também pode ser muito prazeroso.

Assistir tevê, dormir de mochilinha e todas aquelas coisinhas de quando namoramos é confortável, saudável e faz um bem danado para a cabeça. É tão saudável que uma pesquisa americana (tinha que ser) revelou que relacionamentos sérios proporcionam a mesma estabilidade emocional de quem ganha R$170.000,00 por ano, ou seja, a mesma felicidade de um salário de R$14.000,00 por mês pode estar te esperado de pernas cruzadas no Cafeína, na fila do cinema, fazendo compras no Extra ou no Baile Charme sob o viaduto de Madureira. Tem gente de todo tipo e para todos os gostos esperando o cupido com a bunda na janela.

Já repararam que a maioria dos casais fazem aniversário de namoro entre abril e setembro? Alguém tem dúvida de porquê se comemora o dia dos namorados em Junho? O frio dá uma força para que os relacionamentos aconteçam, mesmo sendo inerente ao homem buscar por uma companhia, no inverno o instinto toma conta, força a barra mesmo. É uma ajuda da natureza diante da resistência de alguns grupos. Tá todo mundo querendo emagrecer, alisando o cabelo e modernizando os jeans para não ficar para 2012, porque se você ainda não foi convidado para jantar no próximo final de semana, muito provavelmente não será e é melhor pensar em alguma coisa para fazer, caso contrário, um bom livro, Homeopax e cama.

...continua na próxima semana, 13/06.

L.P.

5 comentários:

  1. Será esse o motivo dos relacionamentos serem tão superficiais? uma estação ou duas e já é hora de voar de novo! Afinal o frio vai passar, o fogo vai voltar e será hora de debandar, mudar de paisagem na busca de novos ares. E quando o frio voltar? Lá se vai mais um dia dos namorados inspirado, suspirando. Como quebrar esse ciclo? Sugiro pensar no dia dos namorados de 2012... esse sim merece atenção, dedicação pra poder render um fruto bem especial: o amor ; )

    O Aprendiz

    ResponderExcluir
  2. Engraçado...
    Agora eu fico pensando se foi bom ou não ter lido esse texto. Calma..vou explicar: Se não tivesse lido esse texto, não teria "acordado" e lembrado que também estou no mesmo barco que você. Se não tivesse lido esse texto o dia dos namorados iria passar e eu não iria notar (claro que se lembrasse iria colocar em prática as alternativas que todo ano uso). Sendo que, por ler esse texto..só fez reacender (juro que não estou mentindo) a imensa vontade de saber como cada momento descrito acima pode ser tão bom! Partilhar momentos, com uma companhia que só adiciona na sua vida, deve ser uma das melhores experiências que se pode ter na vida. Ao ler algumas coisas..sem querer acabei me projetando, em algumas...e a sensação foi meio confusa, enfim...não dá nem pra descrever. E uma coisa eu digo pra você...se você, tá sentindo falta de tudo isso. Quem dirá eu...kk
    Mas..eu sei que tenho uma certa culpa em tudo isso!! Criei de certa forma uma vida paralela a tudo isso. Mas...como um dia a gente acorda, pronto, hoje foi o meu! Não vou agradecer (hoje) pelo texto..porque ainda estou em dúvidas se ele foi, ou não, bom pra mim! hahaha
    Brincadeira...

    ResponderExcluir
  3. Textos interessantes, bem escritos, porém sem credibilidade quando se fala de relacionamento. É notório que o autor, além de egocêntrico, é profundo no discurso e raso na prática.

    ResponderExcluir
  4. Eu definitivamente não deveria ter lido esse post.Ainda não fui e, como vc mesmo disse, muito provavelmente não serei convidado para um jantar ou qq outro tipo de encontro romântico. Bateu uma deprê de leve, sabe. Vou me ocupar...se o tempo estiver bom vou saltar de asadelta.

    ResponderExcluir
  5. Levando em consideração, ID, Ego e Superego, todos nós somos um pouco egocêntricos sim, e para citar Freud, o que mais incomoda um individuo é ver projetado no outro seus defeitos e vícios.

    ResponderExcluir