Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo

Para Tony Lopes e todos os meus amigos.

Já faz duas semanas que não posto no C.XY por falta de tempo e cabeça para escrever. Pensar no que fazer para ficar rico me absorve metade do dia, na outra metade tenho que trabalhar. Ando perseguindo a receita do sucesso e o chamado "pulo do gato", aquele insight que mudou a vida do Accioly e outros antenados pelo mundo que souberam aproveitar uma oportunidade onde faltava alguma coisa. Isso tem me tirado o sono, mas minha inteligência mediana e a falta de tempo para observar as coisas ao redor já me faz pensar que só de melhorar o que os outros criaram e ganhar algum dinheiro com isso já esta bom. Não quero trabalhar duro a vida inteira. Correr atrás de dinheiro e não ter tempo para fazer outras coisas. Quero curtir minha família, ter tempo para viajar e curtir meus amigos. Aliás, ando pensando bastante nisso ultimamente, acho que tempo será, no futuro das megacidades, uma valiosa moeda de troca. Do que adianta ter dinheiro se você não tem tempo de gastá-lo? Acho que essa questão devia ser julgada no Congresso afim de diminuir as cargas tributárias e reduzir 30% do tempo que trabalhamos e que só serve para pagar impostos e nos agraciar com férias de 60 dias divididas em 2 semestres. Ainda sobraria 3 meses para encher o governo de dinheiro. Sobraria menos grana para os escândalos e mais páginas nos jornais e revistas para falar de outras coisas mais importantes. Se o brasileiro trabalha 4 meses por ano só para pagar tributos existe um desperdício de tempo (lê-se: vida) muito grande, e é uma transgressão a legislação e aos direitos humanos. Não dá pra ser plenamente livre com a escravidão disfarçada de impostos (mal aproveitados) e traços da mesma linha que costurou o feudalismo na barra da saia da democracia. Enfim...

Eu sempre introduzo demais e acabo me perdendo. Eu estava falando de tempo para curtir os amigos e acabei misturando outros assuntos.

Voltando ao tema amigos, nesta semana, entre os dias 17 e 23 de julho celebra-se a semana da amizade, e hoje, dia 20, além de ser o aniversário do meu amigo Tunico, também celebra-se o dia da amizade. É uma data comemorada em todo o ocidente, sem apelo comercial, sem obrigação de retribuição e isenta de intenções boas ou más. Sabem porque tamanho desprendimento e liberdade? Porque amizade é isso, amor sem cobrança, afinidade sem restrição e nenhuma preocupação se eu ou você amamos mais, ou menos, mais uns do que o outros. Se for diferente abra o olho, não é amizade.

Vocês já repararam que o dia dos namorados, mães e outros bichos, se você não "chega junto" fica um clima estranhíssimo?! Se a coisa não for valorizada na mesma medida gera uma sucessão de agravos ruins de contornar e um desgaste que era melhor que o tempo tivesse engolido a data com o outro preso a ela. O Dia do Amigo também está livre disso, em tese deveria estar.

A amizade foi pensada para ser o amor livre do sexo, mas que não reprime a prática para aqueles que misturam tudo numa boa, e para essa modalidade deram o nome de Amizade Colorida. Os amigos coloridos são capazes de tudo sem cobrança e com muito desprendimento, mas dependem de algo que eu ainda não aprendi, que é evoluir como ser humano. E por falar em cobrança, a amizade nasceu livre dela, mesmo quando falamos de casais ligados afetivamente, a amizade deve ser a liga entre eles, o principal ingrediente da fórmula do amor, a base para a construção do respeito mútuo. A cobrança ceifa a amizade verdadeira porque é um desrespeito a individualidade e a liberdade de escolha, que são fundamentais entre parceiros-amigos e para os que vão além, mesmo o ciúme apimentador deve ser dosado com consciência humanitária para não se tornar desrespeitoso.

Ainda sobre a amizade, já faz algum tempo que eu assisti um filme chamado Antes do Amanhecer, que conta a história de um americano (Ethan Hawke) de férias pela Europa e que conhece uma estudante francesa na Áustria. Durante um passeio de trem ou ônibus, não me lembro agora, eles falam do amor, das coisas que acreditam sobre ele e das teorias de sua origem. Num dos diálogos mais lindos que já vi no cinema e na vida, a personagem de Hawke diz que acredita que nos primórdios da humanidade, quando os seres humanos eram contados as centenas e não aos bilhares como hoje, Deus precisava de almas para encher os novos frutos da união e do amor daquelas homens. Então ele começou a repartir, dividir e multiplicar de algumas matrizes de alma, novas almas para a população crescente na terra. Quando as pessoas frutos das mesmas almas matriciais se esbarram, elas se reconhecem e se afinam tornando-se amigas e, vez por outra, amantes, mas principalmente irmãs. Eu acredito nisso. É uma alegoria linda, confortável e que garante que nós não estamos sozinhos, mas que aumenta consideravelmente a responsabilidade daqueles que chamamos de amigo e reduz, drasticamente, o número deles na nossa vida.

Talvez a amizade seja mesmo isso, seja um naco da nossa alma que alguém carregue e cuide. Sentir ciúme de um amigo é o mesmo que querer de volta esse pedacinho de você ou querer mais dele. Seja dizer em outras palavras que ele não está cuidando bem da sua porção nele. É ser descaradamente egoísta e possessivo. Sentir saudade, fazer um carinho, abraçar, dizer que ama faz manter vivo e quente o que nós temos de melhor no outro, porque os nossos amigos, mesmo sabendo onde pecamos, nos ama e valoriza o que temos de melhor até submersos em falhas.

Eu sou seu melhor amigo, que é o melhor amigo de outra pessoa, que tem como melhor amigo alguém que eu não conheço, mas valorizo, porque dessa forma mantenho ligado todos os pedacinhos de mim que um dia foram um só e que ainda se dividem. Isso é liberdade. Eu sou seu amigo mediano, por falta de tempo de descobrir onde mais nos afinamos, mas estou por perto para quando precisar. Eu sou seu amigo que só vejo a noite, nos finais de semana, uma vez por ano, mas brilho quando te encontro porque você já me ganhou e não temos obrigação de afirmar a amizade porque sabemos que não faltaremos quando preciso for. Eu sou seu amigo de esquerda, de direita, de centro, de fora do seu país porque tenho boa vontade pelas coisas que te interessam. Aos Amigos de hoje, de ontem, de sempre, de quase nunca e principalmente os amigos que nunca mais encontrarei, sou seu amigo porque você precisa de amigos e eu também, mas não seria se você não fosse tão maravilhoso para mim.

Feliz dia do amigo, feliz todo dia ao seu lado, feliz foi o dia em que te conheci.
L.P.