Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

A sexta-feira e as leis básicas do humor.

Para Leo Batista.

Compartilho da opinião de alguns médicos que o bom humor é melhor que muito remédio e mais eficiente que psicoterapia no tratamento e cura de muitas doenças. Bom humor com inteligência é melhor ainda, pois além de curar um dia chato e dor de barriga serve para absolver aquele amigo pentelho que vive mandando e-mails engraçadinhos com piadas e afins que só ele acha graça*. Então, acrescente o ingrediente sexta-feira - dia internacional da piada - nessa receita e sua caixa de e-mails transbordará de tentativas para te fazer rir.
99% dessas tentativas não vão funcionam se você for como eu, que não acha graça no óbvio, nas respostas previsíveis e sempre espera que alguém te surpreenda. Entretanto, ainda existe 1% de probabilidade que pode dar certo e foi exatamente uma dessas que veio parar na minha caixa de e-mail hoje de manhã.
Reparem como existe uma relação próxima com a ciência e a filosofia. rsrs

* Se depois dessa você achar que não valeu a pena ter sido direcionado ao C-XY e que sou fruto da minha própria crítica, segue o telefone do SAC 9410-333..., falar com Leo Batista.


1- LEIS DA ATRAÇÃO 
(COISAS QUE SE ATRAEM SEM ESFORÇO NENHUM):
 
Olho e bunda;
Pobre e funk;
Mulher e vitrine;
Homem e cerveja;
Chifre e dupla sertaneja;
Carro de bêbado e poste;
Tampa de caneta e orelha;
Tornozelo e pedal de bicicleta;
Leite fervendo e fogão limpinho;
Político e dinheiro público;
Dedinho do pé e ponta de móveis;
Camisa branca e molho de tomate;
Tampa de creme dental e ralo de pia;
Café preto e toalha branca na mesa;
Dezembro na Globo e Roberto Carlos;
Segundas-feiras e sono;
Terças-feiras e sono;
Quartas-feiras e sono;
Quintas-feiras e sono;
Sextas-feiras e cervejaaaa;
Chuva e carro trancado com a chave dentro;
Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico;
Bebedeira e mulher feia;  

2- LEIS BÁSICAS DA CIÊNCIA MODERNA: 
· Se mexer, pertence à Biologia. 
· Se feder, pertence à Química. 
· Se não funciona, pertence à Física. 
· Se ninguém entende, é Matemática. 
· Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. 
· Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

3- LEI DA PROCURA INDIRETA:   
· O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra. 
· Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

4- LEI DA TELEFONIA:   
· Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta.
Se tiver ambos, ninguém liga. 
· Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados. 
· Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

5- LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:   
· Se estiver escrito 'Tamanho Único', é porque não serve em ninguém, muito menos em você.

6- LEI DA GRAVIDADE:   
· Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

7- LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:   
· 80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu e os outros 20% será baseada no único livro que você não leu.

8- LEI DA QUEDA:   
· Qualquer esforço para agarrar um objeto em queda provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente. 
· A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

9- LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:   
· A fila do lado sempre anda mais rápido.
· Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.


10- LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
 
· Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.


11- LEI DO ESPARADRAPO: 
 
· Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.
 

12- LEI DA VIDA:  
· Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
· Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.

13- LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:
· Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.


L.P. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Valor inestimável, inorgânico e mineral.

Para Vinicius Duarte e Daniel Vasconcelos.

Depois de 1 ano desde a minha primeira viagem à Europa eu não parava para arrumar as minhas coisas e organizar meu guarda-roupas. Diariamente, eu só movo coisas de um lado para outro sem me dar conta do que são. Coisas que fui acumulando ao longo dos anos e que nem faço idéia da existência.
Bem, na verdade esse é o final da história, porque ela começa de outra forma.

Semana passada, recebi um amigo para jantar e começamos a falar apaixonadamente sobre a vida e as experiências carimbadas em um passaporte. Foi uma viagem e tanto quando percebemos que naquele universo de dois homens e uma sala vazia, as lembranças haviam decorado o espaço, as paredes e onde sobrava lugar com ornamentos quase palpáveis das nossas histórias. As palavras tinham uma aura dourada e o perfume daqueles dias e noites longe de casa. Os olhos brilhavam como se aquilo tivesse acabado de acontecer, mas a surpresa de fato só viria horas depois.
Não me impressionou que o tema tivesse rendido tanto assunto, o Daniel é um rapaz simpático, super inteligente e cheio de preciosidades a acrecentar e isso funcionou como combustível para as minhas memórias. Falamos tanto, que a partir de um determinado momento, mais que palavras, só os livros poderiam dizer algo mais. Maravilhas ilustradas adquiridas durante as férias e com valores inestimáveis que superam em importância qualquer outra bugiganga fruto do freeshop que pudesse ter pesado na minha mala.
De repente me lembrei de uma coisa que na época da viagem não fez muito sentido, e que só agora se justificava.

Abre parenteses...

Quando estive em Versailles, Paris, tive uma surpresa maior que a Torre Eiffel no palácio do rei Luiz XV e sua "descabeçada" nora Maria Antonieta. Um monumento em forma de casa com aposentos suntuosos e jardins luxuriantes de odor inigualável, uma expécie de relva e sumo de talos de vegetais, bem acentuados para o olfato de um alérgico. Fiquei tão encantado com tudo, principalmente a história, que mesmo 4 horas depois, quando enfim deixei o lugar, não resisti e joguei um punhado de pedras miúdas do pátio principal dentro da minha sacola, junto com uns livros que eu tinha comprado. Aquilo não fez muito sentido na hora, mas era uma forma de voltar pra casa com algo que realmente tivesse pertencido a história. Materia inorgânica, resistente ao tempo e ao esquecimento.


Dias depois, Paris ficou para trás junto com o frio da primavera europeia, e eu estava, novamente, diante de um novo monumento, esse muito maior que qualquer obra de Antony Gaudi, Miró ou Picasso juntos. O Mar Mediterrâneo e a cidade de Barcelona.
Eu fiquei extremamante agradecido a Deus e aos santos de A a Z pela oportunidade de pisar em águas "não atlânticas" e ponto de partida para a viagem que deu a luz às Américas de Colombo. Da mesma forma que aconteceu em Versailles, antes de sair da praia, eu também apanhei um monte de pedras e joguei no fundo da mochila.
Atravessei o Atlântico de volta pra casa e essas pedras rolaram por um ano esquecidas entre roupas amarrotadas até semana passada.


Fecha parenteses...

Quando o nosso assunto beirava a exaustão e o Daniel parecia cansado de me ouvir falar, me lembrei de uma daquelas coisas que eu movia de um lado para o outro sem me dar conta do conteúdo e fui até o armário pegar. No fundo de um pote de vidro envolvido por PVC, as pedras miúdas do Palácio Francês pareciam de plástico e as pedras maiores e arredondadas da praia de Barcelona me lembraram morangos cinzas, pela textura e formato. As lembranças me tomaram como uma agressão e até me assustei com a quantidade de coisas que surgiram de meses antes da viagem, dos sentimentos que experimentei a cada novo passo em direção a realização do meu sonho. Cada coisa mínima, cada pedrinha tinha uma relevância, uma possibilidade, uma participação na história daquele povo e agora estava comigo, misturada às roupas, trancadas, movidas e impregnadas com o meu perfume. Trouxe ao meu quarto, para o meu mundo, o cheiro do mediterrâneo, o sotaque catalão, a madeira podre das embarcações romanas, as gargalhadas das festas em Versailles e o trote dos cavalos dos soldados de Napoleão e a Revolução Francesa. Séculos de história e milênios de existência cruzaram o mar comigo e hoje me ajudam a perceber que nenhuma foto ou bem material que registre uma boa experiência pode ter valor maior que um ícone só meu que confirme no futuro que aquilo tudo não foi um sonho e que de fato aconteceu. Que um monte de pedrinhas pode significar nada para uns, mas para outros ter valor inestimável.

L.P.