Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia da (boa) Inspiração

Para Augusto Gigante, Andre Rocha e Isabel R. Paiva.

Amanhã é o Dia da (boa) Inspiração. Já repararam quanta coisa legal, bonita ou gostosa somos capazes de fazer quando estamos inspirados? Poderia ser ruim, mas as ruins não merecem um dia só pra elas e existem para nos ensinar como esquecer.

Esta data não existe de fato, nem vai existir, mas deveria ser lembrada por todos aqueles que gozam do toque divinal dos seus musos e musas que fazem suas vidas melhores. Estamos cercados por pessoas e coisas inspiradoras por todos os lados, mas eles não se dão conta disso porque o que os tornam inspiração não é importante ou sequer percebido por eles. Está nos olhos de quem vê. São exemplos de atitudes, detalhes, cores, aromas, olhares, coisas simples que transformamos em qualquer outra coisa mágica simplesmente porque o contato fez bem. Um bom filme que te ajuda a ser mais humano pela manhã, um pedaço de queijo que te inspira um molho surpreendente, o sol, a chuva, uma história ou obra de arte inspirada em alguém ou algo que foi amado pela beleza, coragem ou liberdade memoráveis.

Muitas coisas que transformamos em fato ao longo dos anos foram motivadas por uma palavra dita na hora certa, ou mesmo na hora errada, que funcionou pra mudar uma trajetória, e você só sabe disso quando os sentimentos afloram, quando deixa a alma se sobrepor a carne, quando olha para dentro e reconhece que tudo poderia ser diferente se as referências fossem outras. A inspiração vem de fora, mas a motivação nasce dentro de nós. Por isso quero agradecer as pessoas que me inspiraram boas ações ao londo da vida, a Enseada de Botafogo e ao Morro da Urca pelos meus sorrisos, ao meu sobrinho pelas minhas gargalhadas, a "dor da perda" que me faz crescer, ao suco de uva pelo vinho e a vida pela poesia, os amores e os amigos.

A inspiração não tem fronteira nem escolhe a quem, vem de dentro ou brota do nada. Desencadeia um sentimento e muda tudo. Não existe receita nem represa. Não existe explicação nem desculpa. Mora no melhor e no pior dos homens e das coisas. É parte de mim e de você.

L.P.


"Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando."
Pablo Picasso.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Rio Restaurant Week - 4ª Ed./2011

A partir deste domingo, dia 16/05, até o dia 29 de maio acontece a 4ª edição do Restaurant Week Brasil.
As principais capitais nacionais recebem o festival de gastronomia mais festejado pelos brasileiros e sinônimo de sucesso pelos apreciadores da arte culinária e também por aqueles que só entendem de comer.

O barato do festival está no fato de que grandes nomes da cozinha brasileira e restaurantes reconhecidos por sua qualidade e pelo alto custo dos seus pratos dispõem de um cardápio exclusivo por preços módicos (e únicos) para atrair um outro público, geralmente interessado, mas afastado dos seus endereços por questões financeiras.  

Aqui no Rio, nomes como Manekineko, Skylab (Othon Palace) e Zozô estão no evento com mais 55 restaurantes incríveis que você pode conferir acessando a lista dos participantes e conferindo os cardápios, horários e até a possibilidade de pagar com ticket refeição, \o/ .
Você vai comer, amar e rezar para a próxima edição chegar logo.
Te vejo por ai! 

L.P.