Bem-vindo ao Cromossomo XY

Este blog não pretende ser correto, fonte de pesquisa ou referência para seus interessados. Ele foi pensado para que outros homens e mulheres entendam melhor como nós (homens) podemos ser românticos, chatos e invariavelmente humanos. O que pensamos das artes, das coisas que não entendemos e principalmente de nós mesmos. Neste blog há espaço para homens de todas as idades, raças, classes sociais e orientação sexual. É feito de pensamentos livres, sem dogmas culturais ou religiosos.


Seja bem-vindo ao Cromossomo XY.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um guarda-roupas e um coração.

Pelo menos uma vez por ano todos nós deveriamos abrir as portas dos nossos armários, gavetas e sapateiras, tirar tudo de dentro e separar as coisas que servem e as que não servem mais. Separar as que podem servir a alguém e doá-las. Rebaixar as roupas que não merecem mais os cabides e dar a elas um novo lugar menos privilegiado nas gavetas entre as surradas peças do dia a dia. Pegar os pares de tênis descolados, velhos e super confortáveis e ajeitá-los para prolongar o uso por mais alguns meses até que possamos comprar outro par que mereça a substituição. Dar sem pena sapatos novos e duros que só foram usados uma única vez por um tempo menor que o que foi gasto para fabricá-los. Quantos as roupas de frio, algumas envelheceram sem uso, caríssimas e etiquetadas, mas sem uso. Algumas calças que ficaram ótimas sob a luz das lojas e nunca mais viram a luz do dia porque um quilo a mais não permitiu que saissem do cabide. Gravatas que foram usadas uma vez nos últimos dois anos e mofaram esperando o próximo nó dividem espaço com aquelas que de tão usadas e esgarçadas não servem nem para amarrar o cachorro na área de serviço.
A vida é assim, uma sucessão de substituições, trocas e armazenagens inúteis. Coisas que não precisamos e acumulamos e que nos tomam tempo, dinheiro e nos confundem com seus valores também inúteis. Assim como essas roupas que rebaixamos e que perdem a importância a cada uso, também são algumas pessoas que estão em nossas vidas sem precisar. Você pode achar estranha a analogia, mas este fato merece nossa atenção.

Depois de uma cirurgia que me tirou do circuito na semana passada eu precisei ficar em casa de repouso absoluto, mas a agitação e a dor do pós-operatório me fizeram perambular de um lado para o outro contando os segundos até os analgésicos fazerem efeito já esperando a hora da próxima dose. Um inferno. Folheei revistas, zapeei nos canais da tevê e revirei o Youtube atrás de algo que pudesse me tomar a atenção antes dedicada àquela dor insuportável. Depois de algumas tentativas e muita frustração a dor cedeu um pouco, mas não desapareceu por completo. Sem ter muito a fazer abri as portas do meu guarda-roupas e comecei a revirar e tirar tudo o que ocupava lugar inutilmente e a tempos eu não usava, como roupas, sapatos, bolsas, caixas, lembrança daqui e de toda parte do mundo. Todo tipo de quinquilharia, até presentes que eu comprei e que não cumpriram seu destino, dançaram. Tudo para não curtir a dor.

Cada peça me lembrou de uma ocasião e de alguém, então comecei a descartá-las como se fossem histórias e pessoas que perderam o sentido pra mim. Não me refiro só a desafetos porque não dou a oportunidade deles se constituirem, mas como aquelas roupas, algumas pessoas não serviam mais para mim, se ajustariam a necessidade de uma outra pessoa, mas não me serviriam mais. Pessoas que um dia foram importantes, mas que vacilaram e seguiram por outros caminhos são como aquelas camisas que saíram do cabide direto para a doação. Outras envelheceram do meu lado e passaram do cabide para a primeira gaveta, e depois para a gaveta das roupas de dormir, as mais macias e cheirosas, mesmo velhas e surradas. Achei algumas que entraram na minha vida por que eram bonitas e baratas, mas se revelaram desconfortáveis e foram esquecidas. Estas também foram descartadas.

Pra que acumular pessoas sem necessidade como fazemos com as roupas?
Porque ter gente ao nosso lado que não combina com a nossa cara e nosso jeito de ser?
A soma das partes daqueles que nos cercam deve contribuir para a construção do "Nosso Monstro Perfeito", aquele "Frankenstein" maravilhoso que é fruto da soma dos defeitos e das qualidades de todos aqueles que nos estimulam e nos ajudam a crescer e amadurecer. Mesmo divididos por núcleos, quando pensamos nessas pessoas, nesses amigos, a imagem do TODO deve ser montruosa com pedacinhos que se encaixam perfeitamente independente do seu formato e da sua cor, como na mitologia grega.

Sem ilusão, atualmente vivemos em uma sociedade de "pessoas-acessórios" que trocamos de acordo com o evento, a viagem, o sentimento e a fase, isso custa caro ao bolso e ao coração. Se pessoas e sentimentos não são descartáveis então devemos ter cuidado com quem deixamos entrar e também onde entramos, porque nosso coração é igual a um guarda-roupas, cabe muita coisa, mas de vez em quando precisamos limpá-lo e separar aquilo que não serve mais para evitar confusão. Ele é seletivo por natureza.
Conhecer gente é lobby, demanda técnica e cabe em uma agenda. Ter amigos é outra coisa bem diferente e demanda muito tempo e dedicação.

Mesmo que as palavras deste texto estejam um pouco difusas acho que a idéia está clara e o guarda-roupas organizado.


L.P.

4 comentários:

  1. Muito bom, digamos que estou passando por uma faxina no guarda-roupas, esse texto veio em hora certa. Realmente tem "roupas/pessoas" que devemos retirar de nosso "guarda-roupas/coração".

    ResponderExcluir
  2. Preciso fazer uma "limpa" no meu quarda roupa também. Uma dúvida: o meu cabide está no centro ou mais nas pontas perto dos blusões de frio? rs...Ótimo texto! Adorei!! parabéns lu

    ResponderExcluir
  3. Sensacional vizinho.... tenho mais dificuldade em tirar as pessoas do meu coração do que as roupas do meu armário...e olha que eu sou consumista!!! Rs...bjoka

    ResponderExcluir
  4. Por muito tempo mantive meu guarda roupas bagunçado com varias peças, pois de certa, forma era bom mante-las. Ate q um dia resolvi dar um basta em minha vida recomeçar tudo novamente, começar do zero. Simplesmente peguei meu guarda roupas e o joguei do precipicio.

    Porem passado é algo não para arrepender mas aprender, presente algo q construo agora e a maneira q quero e futuro ainda vou viver.

    Novas roupas, como quero, não são influencias do meio, ate novo curso de facu estou cursando entretanto o q gosto. Não esta sendo facil nesta nova fase, mas estou amando, pq agora qm escolhe sou eu.

    ResponderExcluir